Remoção de tatuagem: Antes e Depois

Quer um pequeno resumo de um antes e um depois da remoção de tatuagem?

ANTES tinha um desenho de que não gostava e DEPOIS deixou de o ter! Simples! É claro que, pelo meio do processo, há mais que se lhe diga.

É verdade que a moderna tecnologia laser faz a sua parte para uma remoção de tatuagem segura e eficaz, mas isso não significa que a decisão seja tomada sem antes esclarecer uma série de dúvidas, certo?

A sua satisfação e bem-estar está sempre em primeiro lugar. Por isso mesmo, é importante que tome a decisão de eliminar um desenho que deixou de fazer sentido. Mesmo assim, esta é uma decisão que deve ser tomada com conhecimento de causa.

A remoção de tatuagem é um processo moroso que requer alguns cuidados para que o tratamento seja bem-sucedido e não deixe marcas.

Felizmente, depois de ler este artigo até ao fim, vai estar na posse de toda a informação sobre o antes e depois da remoção de tatuagem… e também sobre o durante!

 

Quem pode fazer a remoção de tatuagem?

Qualquer pessoa pode fazer uma remoção de tatuagem, independentemente do seu fototipo de pele.

Porém, há casos em que a remoção de tatuagens pode não ser a mais indicada, nomeadamente para as pessoas que tenham algum tipo de problema de pele, ou que se encontrem a tomar medicação contraindicada.

 

Qual o método mais eficaz para uma completa remoção de tatuagem?

O tratamento a laser é o método mais eficaz e seguro para uma completa remoção de tatuagem. Contudo, deve ser feito por profissionais qualificados e experientes, num local com tecnologia laser médica certificada e aprovada pela FDA.

Clique aqui para mais informações sobre todos os passos para a remoção de tatuagem a laser!

 

O que fazer antes de se submeter ao tratamento de remoção de tatuagem a laser?

O primeiro ponto é procurar uma clínica especializada em remoção de tatuagem a laser. O segundo é agendar uma consulta de avaliação com um especialista, de modo a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Após a consulta de avaliação, a equipa especializada na remoção de tatuagens a laser define um plano de tratamento personalizado para que possa eliminar a sua tatuagem o mais brevemente possível.

Interessado? Marque já a sua consulta de avaliação gratuita na Tattoo Clinic!

 

Quais os cuidados a ter antes da remoção de tatuagem?

Não há muitos cuidados a ter antes da remoção de tatuagem, mas uma coisa é certa: o seu sistema imunológico contribui para o sucesso do tratamento.

Ou seja, quanto mais saudável for, melhores são os resultados obtidos. 

O laser fragmenta as partículas de tinta que depois são gradualmente expulsas pelo organismo, com o passar dos dias. Logo, convém manter-se em forma, hidratar-se e seguir uma dieta equilibrada, com o peso controlado. 

Também é aconselhável o exercício físico, não fumar e não beber, sendo que estes dois últimos fatores diminuem a eficácia do sistema imunológico e, por conseguinte, diminuem a velocidade com que a tinta vai sendo eliminada depois de um processo de remoção de tatuagem.

 

Quanto tempo demora a remoção de tatuagem?

É impossível prever o tempo total do tratamento, logo ao início. A remoção completa de uma tatuagem exige várias sessões a laser.

As sessões devem ter lugar com intervalos de, pelo menos, um mês, de modo a que a pele possa regenerar corretamente e o corpo tenha tempo para expulsar a tinta.

 

O que determina o número de sessões necessárias para a remoção de tatuagem?

Bom, pacientes e tatuagens apresentam características únicas e individuais. Por isso, o número de sessões para a remoção de tatuagens indesejadas depende sempre de vários fatores. Os principais são:

 

Tipo de pele

Peles de cor mais escura precisam normalmente de mais sessões para uma completa remoção de tatuagem, porque o laser age pelo contraste entre a pele e a tinta.

 

Localização das tatuagens

Tatuagens nos braços, pernas e mãos exigem mais sessões porque se situam em zonas onde o fluxo de sangue é menor. Pelo contrário, tatuagens na barriga e tórax podem ter mais facilidade em desaparecer mais depressa.

 

Cores

Tatuagens com pigmentos pretos são mais fáceis de remover porque são mais fáceis de serem quebradas e de absorver a maior parte do feixe luminoso.

Já os desenhos a cores precisam de algumas sessões adicionais por serem mais reflexivas e não absorverem tanta luz.

 

Quantidade de tinta

Em geral, as tatuagens amadoras exigem menos sessões de tratamento: os seus pigmentos não são depositados na camada mais profunda da derme, como acontece nas tatuagens profissionais.

 

Quais são os principais cuidados após a remoção de tatuagem?

É claro que o seu objetivo é ver-se livre de uma ou mais tatuagens indesejadas, mantendo a pele bonita e saudável. Para isso, precisa de seguir alguns cuidados, após cada sessão de remoção de tatuagem.

Mas descanse porque não vai sair da clínica uma grande lista de cuidados na mão! 

Na verdade, após cada sessão de tratamento apenas tem de aplicar uma pomada especial pós-laser.

Nos dias seguintes verifique o local: se a pele ficar vermelha e/ou se formar uma crosta, não se incomode. Essa reação é normal e desaparece em poucos dias, com a aplicação do creme pós-laser para acelerar a cicatrização.

Nos dias seguintes ao tratamento a laser, também se recomenda a utilização de um protetor solar na zona da pele tratada, para evitar qualquer dano causado pela radiação solar, bem como a aplicação de loções que mantenham a pele hidratada.

 

Como fica a pele após a remoção de tatuagem?

Sabemos que as cicatrizes são o maior receio de quem procura por tratamentos eficazes e seguros para a remoção de tatuagem.

Nas mãos de uma equipa experiente e qualificada para usar tecnologia laser, é mesmo muito raro ver um paciente ficar com marcas.

No entanto, recordamos que após cada sessão de remoção de tatuagem, é natural que se depare com a pele avermelhada e, em alguns casos, podem surgir bolhas, crostas e/ou inchaço. 

Não se assuste! Esses efeitos são temporários e não duram mais do que duas semanas. Contudo, no caso de ultrapassarem esse prazo, consulte o seu médico.

 

É possível voltar a tatuar na mesma zona?

Sim. Após a remoção de tatuagem pode voltar a tatuar na mesma zona, mas só depois de aguardar algum tempo. O prazo de espera deve ser indicado pelos especialistas da clínica onde efetuou o tratamento a laser.

 

É possível clarear as tatuagens?

Sim. Não precisa necessariamente de apagar ou proceder logo para a remoção de tatuagem. Pode, simplesmente, clareá-las primeiro e, depois, substituí-las por outras!

Aliás, para um melhor resultado do cover-up aconselhamos primeiro um clareamento da tatuagem, de modo a que o tatuador fique com mais flexibilidade para desenvolver o novo desenho.

 

É possível cobrir as tatuagens, apenas?

Sim. Também pode cobrir ou camuflar as tatuagens de forma temporária, sem problema! 

Basta usar uma base ou um make-up cover indicado para o seu tom de pele. Quando aplicado sobre o desenho (e auxiliado por um pó de fixação), o produto pode camuflar a zona da pele durante algum tempo, de forma aparentemente natural. 

Por outras palavras, pode fazer a aplicação de manhã e passar todo o dia sem ver a tatuagem indesejada, mesmo depois de alguém lhe tocar ou até se se molhar na zona onde aplicou o make-up cover!

 

Interessado em cobrir, clarear ou eliminar definitivamente as suas tatuagens?

Venha conhecer a Tattoo Clinic, a rede de especializadas na remoção de tatuagem a laser.

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes