Remoção de tatuagem: 15 Perguntas e Respostas Essenciais

Há várias razões para recorrer a uma clínica especializada em remoção de tatuagem. Até porque há decisões que podem ser revertidas. Por exemplo, a decisão de ter feito aquela tatuagem com o nome da sua ex-mulher ou do ex-marido, não é?

Ao longo das últimas décadas, a crescente popularização das tatuagens acabou por aumentar também o número de espaços e técnicas dedicados à remoção de tatuagem.

É natural: quando há mais pessoas a fazerem tatuagens, há mais pessoas a arrependerem-se de um determinado desenho, cor ou nome. Logo, o interesse em “apagar” certas decisões marcadas na pele aumenta também.

Neste artigo, partilhamos consigo as 15 perguntas e respostas mais comuns sobre como fazer uma remoção de tatuagem e qual o processo necessário. Da técnica mais eficaz ao melhor local para eliminar uma tatuagem, passando pelo preço e número de sessões necessárias, entre outras questões essenciais!

 

Como se faz a remoção de tatuagem?

Uma coisa é certa: a remoção de tatuagem não deve ser feita nem com cremes, nem com processos como a dermoabrasão, cirurgias ou remédios caseiros.

A remoção de tatuagem a laser é o único método seguro e eficaz para as eliminar. Todos os outros processos, além de se arriscarem a ser ineficientes, acarretam o risco de reações alérgicas, infeções e outras marcas permanentes no corpo. Marcas bem mais inestéticas do que esse desenho que quer apagar atualmente, não é verdade?

 

A remoção de tatuagens é mais eficaz com a tecnologia laser?

A tecnologia laser é mesmo a mais eficaz para a remoção de tatuagens. O laser é um dispositivo que produz e emite radiação eletromagnética ou feixes de luz concentrada. A pouco e pouco, o laser vai destruindo completamente as camadas de tinta que compõem o desenho.

O laser penetra na pele e fragmenta a tinta em partículas menores que depois são libertadas pelas vias fisiológicas do corpo, de forma natural e sem quaisquer danos para a pele.

 

Qual a melhor tecnologia laser para a remoção de tatuagens?

O prémio para a “melhor tecnologia laser” ainda não existe! Mas existem tecnologias médicas certificadas para a sua utilização. Os resultados dignos de notas vêm da sua utilização em conjunto com outras técnicas que otimizam o processo de remoção de tatuagem e aumenta probabilidade de o desenho ser removido por completo, no menor número de sessões possíveis. 

 

O processo de remoção de tatuagem a laser é seguro?

Esta é uma tecnologia médica certificada e absolutamente segura para a remoção de tatuagens, pois atinge apenas os pigmentos de cores utilizados na criação do desenho.

 

A remoção de tatuagem a laser é viável em todos os casos?

Seja qual for o seu caso, a remoção de tatuagem a laser é viável. O que pode variar é mesmo o número de sessões necessárias. 

Ao contrário do que seria expectável, as cores mais escuras têm uma maior probabilidade de saírem por completo em menos sessões do que as cores mais claras. As tintas mais claras como o amarelo, a cor-de-laranja ou o roxo são cores que refletem mais a luz.

Ou seja, absorvem menos luz, são mais difíceis de remover e, por isso, podem precisar de mais sessões. Pelo contrário, as cores mais escuras permitem que o laser tenha mais efeito, uma vez que absorvem a maior parte do feixe luminoso do laser.

 

As tatuagens coloridas podem não ser removidas por completo?

Clínicas especializadas como a Tattoo Clinic utilizam diferentes tecnologias para a remoção de tatuagem, desde as tatuagens em cores mais escuras até às mais coloridas. Contudo, no caso de precisar de remover uma tatuagem colorida, é sempre recomendável que agende uma consulta de avaliação para que o seu caso específico seja analisado

 

A remoção de tatuagem a laser também é eficaz em peles escuras?

Sim, a tecnologia laser para a remoção de tatuagens é eficaz e segura em qualquer tipo de fototipo de pele. A única diferença poderá encontrar-se no número de sessões necessárias.

A remoção de tatuagem demora mais tempo em peles mais escuras, já que o efeito do laser está também associado ao contraste entre a pele e as tintas utilizadas.

 

Quantas sessões são necessárias para a remoção de tatuagem?

O número de sessões necessárias para a remoção de tatuagem depende de vários fatores relacionados com as suas características corporais e os atributos do desenho em si.

Por um lado, a sua velocidade metabólica determina igualmente a velocidade de expulsão da tinta. Isto torna o processo mais ou menos longo. Por outro lado, a zona tatuada do corpo, ou a cor, qualidade ou quantidade dos pigmentos utilizados também podem reduzir ou aumentar o número de sessões. 

Por exemplo, as tatuagens profissionais utilizam mais pigmentos e são executadas com maior profundidade. Por isso, exigem mais sessões do que as mais amadoras, que normalmente utilizam menos pigmentos.

O processo de eliminação completa de uma tatuagem pode chegar a demorar entre um ano e um ano e meio. Por vezes, até mais. 

Tanto tempo?! 

É verdade. Isso acontece por uma questão de segurança da pele: entre cada sessão a laser, é preciso um intervalo entre 4 e 6 semanas, ás vezes até mais. Mas, como vimos, as características específicas de cada corpo afetam também o período necessário.

Logo, é sempre recomendada uma consulta de avaliação antes da remoção de tatuagem, de modo a definir também se este intervalo podo ser maior ou menor. 

 

Quanto tempo dura cada sessão de remoção de tatuagem?

Cada sessão de remoção de tatuagem com tecnologia laser demora entre 5 a 15 minutos, dependendo do desenho. Ou seja, cada sessão demora pouquíssimo tempo!

 

A remoção de tatuagem é mais fácil em que zonas do corpo?

A tecnologia laser é aplicável em qualquer parte do corpo. Contudo, a remoção de tatuagens é mais fácil nas zonas do corpo com maior circulação de sangue. Zonas como a cabeça, o pescoço e o tronco superior ou inferior tendem a desbotar os pigmentos mais rapidamente.

Pelo contrário, os braços, pulsos, mãos, pernas, tornozelos ou pés, podem exigir mais sessões.

 

A remoção de tatuagem causa dor?

Bem, lembra-se do que sentiu quando fez a tatuagem? Na remoção de tatuagem, a sensação é muito parecida. 

Mesmo assim, seria um exagero utilizarmos a palavra “dor”. O mais correto seria definirmos a sensação como um “certo desconforto”, completamente suportável. Além do mais, no caso de ser um pouco mais sensível aos efeitos do laser ou, no caso das áreas do corpo a tratar forem mais extensas, é aplicado um creme anestésico antes do procedimento.

 

Depois de cada sessão de remoção de tatuagem, quais os cuidados a ter?

Depois de cada sessão de remoção de tatuagem é aplicada uma pomada que acelera a cicatrização. Ao longo dos dias seguintes, é possível o aparecimento de crostas ou pequenas flictenas que, em geral, acabam por desaparecer ao longo de uma semana.

 

Quanto custa a remoção de tatuagem?

Os preços para a remoção de tatuagens dependem muito do tamanho da área a tratar. Para os desenhos entre os 0,5 cm2 e os 150 cm2, os preços podem variar entre os 30€ e os 140€ por sessão.

Além disso, é necessário equacionar-se a idade da tatuagem, o local do corpo onde foi desenhada, o tamanho, as cores e a qualidade da tinta, entre outros fatores que ajudam a orçamentar o tratamento completo.

Para saber mais detalhes sobre o número de sessões necessárias para a eliminação completa do desenho, é necessário agendar uma consulta de avaliação.

 

Quando se começam a ver resultados?

Logo após a primeira sessão se começam a notar os primeiros sinais de que a remoção de tatuagem está em curso. O seu organismo começa logo a libertar as partículas de tinta e você começa a notar a diferença imediatamente!

 

Onde fazer a remoção de tatuagem?

Tal como os tatuadores, há clínicas especializadas em remoções de tatuagens e clínicas com menos experiência. 

A Tattoo Clinic é uma clínica especializada em remoção de tatuagem, com tecnologias laser médicas certificadas e uma equipa técnica muito experiente! Na nossa clínica, vai ter acesso às mais recentes tecnologias de remoção de tatuagens do mercado para a eliminação de pigmento no menor espaço de tempo, em segurança e sem marcas!

Fale connosco e agende a sua consulta de avaliação gratuita, em Lisboa, Porto ou Faro.

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes