Remoção de tatuagem a laser: o que é, como funciona, quais os principais benefícios e os riscos?

Fazer uma tatuagem? É relativamente fácil e rápido. Retirá-la é bem mais complicado e demorado. 

Ainda assim, não vale a pena viver condenado a esconder uma parte do corpo, quando basta munir-se de coragem, pesquisar por remoção de tatuagem a laser e verificar que tem uma solução: esta tecnologia que elimina, numa boa percentagem dos casos, a totalidade de um nome, de uma frase, de um símbolo ou de um desenho que (mesmo que seja uma obra de arte) já não faz parte da sua vida!

 

O que é a remoção de tatuagem a laser?

Remoção de tatuagem a laser é o mesmo que eliminar tatuagens através da tecnologia laser que destrói as camadas de tinta.

Este é o método de remoção mais eficaz porque o laser produz e emite uma radiação eletromagnética sob a forma de um feixe de luz concentrada.

Este feixe de luz penetra na pele tatuada e fragmenta a tinta em partículas tão pequenas que conseguem ser expulsas do organismo através das vias fisiológicas normais e sem quaisquer danos.

A tecnologia laser é uma tecnologia médica certificada e aprovada pela FDA.

É recomendada pelos profissionais de saúde devido à sua segurança, mas também devido ao facto de a remoção a laser ser eficaz em todas as cores, em todas as zonas do corpo e em todos os tipos de pele.

 

A remoção de tatuagem a laser demora muito tempo?

Sim, este é um tratamento longo que exige tempo e paciência. Não existe um número médio de sessões necessárias para a remoção de tatuagens.

Para a remoção total de uma tatuagem, o número de tratamentos depende do fotótipo de pele do paciente e das características específicas da tatuagem a apagar, nomeadamente: tamanho, cor, tipo de tinta e técnica de execução. 

De qualquer modo, antes de encetar o tratamento é obrigatório passar por uma primeira consulta de avaliação, onde um especialista analisa as suas condições e indica o número de sessões expectáveis para a remoção de uma ou várias tatuagens.

 

A remoção de tatuagem a laser dói?

Existe algum desconforto durante as sessões, porém suportável (de acordo com a maioria dos nossos pacientes) sob a forma de uma espécie de ardor. Contudo, no caso de ser uma pessoa mais sensível, pode sempre solicitar a aplicação de um creme anestésico sobre a zona tatuada.

 

A remoção de tatuagem a laser deixa cicatriz?

Salvo raríssimas exceções, a remoção de tatuagem a laser não deixa marcas nem cicatrizes.

Isso acontece porque o feixe de luz é produzido durante um curto espaço de tempo, para que o calor não danifique a pele e atinja apenas o pigmento do desenho, precisamente para não dar origem a lesões. 

 

É possível remover uma tatuagem recente com laser?

Se tem uma tatuagem com apenas alguns dias, é sempre indicado agendar um diagnóstico o quanto antes, de modo a perceber se no seu caso é possível começar desde logo o processo de remoção ou se terá de aguardar ainda algumas semanas.

Depende sempre do tempo e das características da tatuagem.

 

É possível clarear a zona para fazer uma nova tatuagem no mesmo local?

Sim, é possível recorrer à tecnologia laser para clarear o desenho, antes do cover-up, ou seja, antes de efetuar um novo trabalho. 

Aliás, ao clarear a zona primeiro, dá mais flexibilidade ao seu tatuador para desenvolver a nova tatuagem.

Neste caso, o número de sessões necessárias depende das condições que o tatuador precise para realizar o cover-up.

 

Qual o valor para a remoção de tatuagem a laser?

O valor para a remoção de tatuagem a laser depende do número de sessões necessárias, o que por sua vez depende do tipo de tatuagem, fotótipos de pele e sistema imunológico do paciente. 

Contudo, em média os preços variam entre 80€/sessão a 140€/sessão para a remoção de tatuagens pequenas e grandes, respetivamente. Para tatuagens com áreas acima dos 150 cm2 o valor por sessão será ainda superior a 140 euros.

 

Quais os benefícios da remoção de tatuagem a laser?

Basicamente, no topo da lista de benefícios da remoção de tatuagem a laser, está o facto de conseguir eliminar completamente um desenho indesejado, mas existem mais vantagens.

  • Tecnologia a laser mais avançada para a remoção de tatuagens.
  • Remoção de pigmento indesejado sem marcas.
  • Tratamento não invasivo, muito seguro e eficaz.
  • Método adequado a todos os fotótipos de pele, incluindo peles escuras.
  • Método adequado à remoção de tatuagens em todas as zonas do corpo.
  • Método adequado a todos os tipos de tatuagens: amadoras, profissionais, pequenas, médias e grandes, a preto ou a cores, entre outras características.
  • Resultados em poucas sessões.
  • Sessões muito rápidas, entre 5 a 15 minutos.
  • Possibilidade de aplicação de creme anestésico.
  • Possibilidade de utilização conjunta de diferentes tecnologias laser para acelerar o processo, particularmente no caso de uma tatuagem com cores mais difíceis de remover.

 

Quais os riscos da remoção de tatuagem a laser?

Tal como qualquer outra tecnologia, a remoção de tatuagens a laser também apresenta alguns riscos, embora os mesmos só tenham sido observados num número muitíssimo restrito de pacientes:

  • Tratamento incómodo que pode levar alguns pacientes a sentir dor na zona do corpo a tratar.
  • Vermelhidão e hipersensibilidade após o tratamento, mas que desaparece alguns dias depois.
  • Marcas, cicatrizes, queimaduras e outras lesões, quando o laser é usado de forma incorreta ou quando o paciente não cumpre os cuidados indicados após as sessões.

Para evitar riscos na remoção de uma tatuagem é fundamental escolher uma equipa com bastante experiência, munida de tecnologia avançada e adequada, como é o laser, para este tipo de tratamento.

Lembre-se que a forma como é executado o seu tratamento influencia – e muito – o resultado final. É por isso que deve procurar por clínicas especializadas na remoção de tatuagem a laser, como a Tattoo Clinic.

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes