Existem vários estilos de tatuagens. Neste post vamos falar-te de alguns para tentares aumentar o teu conhecimento e, assim, facilitar a tua escolha quando fores realizar a tua tatuagem. És tu que escolhes o desenho, mas é importante saberes que existem desenhos com simbologias e, por isso, antes de tatuares, convém saberes o significado por detrás da tatuagem.
Os principais estilos de tatuagens
Os principais estilos de tatuagens são: aquarelas, games, geométricas, orientais, maori, old e new school e o pontilhismo.
Tatuagens aquarelas
As tatuagens aquarelas, também conhecidas por “watercolor tattoo” são as mais comuns. Este estilo prima pela maneira como as várias cores são dispostas, parecendo uma pintura aquarela sobre a pele. O desenho destaca-se pelo traçado fino, com uma tinta aquosa, dando o aspeto esbatido e leve, ao invés de linhas bem definidas. As cores utilizadas são maioritariamente cores vivas e vibrantes, que preenchem o desenho pretendido.
Tatuagens inspiradas em games
As tatuagens inspiradas em games, como o nome indica, são um estilo focado em personagens de banda desenhada, anime, videojogos, entre outros. O cliente escolhe a personagem que pretende e o tatuador faz o desenho, de acordo com o seu gosto e estilo pessoal.
Tatuagens geométricas
As tatuagens geométricas são feitas com base em formas geométricas, nomeadamente, círculos, quadrados e triângulos. Estes elementos podem ser desenhados de forma única ou então interligada. A ligação das formas geométricas permite desenhos criativos, podendo gerar imagens minimalistas e simplistas, como também imagens com efeitos 3D e outros. Os traços são, por norma, linhas simples e o resultado final tanto pode ser uma tatuagem discreta, como algo bem complexo!
Tatuagens orientais
As tatuagens orientais são as que têm mais história para contar. Surgiram inicialmente com o propósito de definir estatutos sociais ou espirituais. Este estilo destaca-se pela cultura e crenças milenares impressas na simbologia de alguns elementos, nomeadamente, os samurais, a flor de cerejeira, o dragão, o tigre e a carpa. Apesar da beleza de cada elemento, cada um deles possui o seu significado e, por isso, é fundamental saber qual o significado de cada um deles, antes de decidir qual destes tatuar.
Os Samurais
Os samurais eram guerreiros que surgiram no Japão, no século XII e obedeciam a um código de ética e conduta que defendia que mais valia morrer honrado do que viver sem honra. A conduta destes guerreiros tinha dez mandamentos, cada um deles com um significado diferente e associado a uma imagem específica.
Segundo mandamento: a complementaridade entre a visão do futuro e o conhecimento do contexto permite decisões sábias;
Terceiro mandamento: o treino e a dedicação contínuos para ser sempre melhor;
Quarto mandamento: o interesse do grupo sempre acima do interesse individual;
Quinto mandamento: trabalhar para enaltecer o caráter;
Sexto mandamento: o autoconhecimento como arma em momentos difíceis;
Sétimo mandamento: a confiança como a base de todos os relacionamentos;
Oitavo mandamento: apenas exibir as suas forças nos momentos apropriados e de uma forma estratégica, mantendo uma atitude reservada;
Nono mandamento: o treino baseado em observação ao detalhe, conhecimento, visão holística e disciplina constante
Décimo mandamento: a harmonia; a capacidade de se colocar do outro lado e procurar o benefício para todos.
A flor de cerejeira
A flor de cerejeira é a flor do Japão e existem mais de trezentas variedades de cerejeiras. A cerejeira tem um período muito curto em flor, então este elemento vem simbolizar a fragilidade, indicando que cada momento deve ser vivido de forma intensa pois a vida é curta e o relógio não para, um dos lemas da vida dos samurais. Para além disso, simboliza também o florescer da vida, a beleza, a felicidade, a esperança e o amor. É muito utilizada pelas mulheres em tatuagens, pela sua delicadeza e sensualidade.
O tigre e o leão
Já o tigre e o leão são mais utilizados pelos homens. O primeiro como símbolo de ferocidade, poder, força e coragem, e o segundo como sabedoria, boa vontade e sorte.
A carpa
A carpa é um peixe que representa a força que é necessária para alcançar os objetivos e sonhos, uma vez que, mediante a história, este peixe tinha de atravessar toda a China para colocar os seus ovos. Para representar a força, o desenho é feito com a carpa apontada para cima, ao invés de quando quer representar os objetivos e sonhos já alcançados, em que o desenho aponta para baixo.
As tatuagens orientais são maioritariamente realizadas em locais como os braços, pernas e costas uma vez que, geralmente, são de grandes dimensões e possuem um grande significado para a pessoa. O desenho prima pelas cores fortes e muito detalhe.
Tatuagens Maori
As tatuagens Maori também advêm da cultura, estas de uma tribo da Nova Zelândia que deu o nome a este estilo. Esta tribo era composta por guerreiros cujo costume era decapitar os inimigos e manter as suas cabeças em locais que a tribo considerava sagrados. A história conta que a população da nobreza e com alto estatuto na sociedade apresentava tatuagens na face. Apesar de na atualidade já não se seguir essa tradição, os desenhos estão espalhados pelo mundo, e são tatuados em várias partes do corpo. São igualmente tatuagens com muita sintomatologia associada, e com uma característica que as torna uma arte única pois estas tatuagens são feitas tendo em conta a história de vida, as características de personalidade, os objetivos e medos de quem é tatuado. Além disto, as tatuagens Maori tradicionais são realizadas com facas de dentes de tubarão, pedras ou ossos, ao invés do uso de agulhas, e as tintas são de origem natural, nomeadamente gordura animal, lagartos, madeira ou resina das árvores. Os vários elementos são: o Koru, o Hei matau, torções simples, duplas ou triplas, a Manaia, o Hei tiki, o Pakati, o Hikuaua, Unaunahi, Ahu ahu mataroa e Taratarekae.
Koru: uma espiral que simboliza harmonia e crescimento;
Hei matau: um anzol que simboliza determinação, força e saúde;
Torção simples: simboliza a eternidade;
Torções duplas ou triplas: união de pessoas ou culturas através da lealdade e amizade;
Manaia: um guardião que protege o mar, a terra e o céu, possui cabeça de ave, corpo de humano e rabo de peixe;
Hei tiki: um talismã que traz fertilidade e sorte, através da sabedoria, lealdade e perspicácia;
Pakati: simboliza a força e coragem da tribo Maori nas batalhas;
Hikuaua: simboliza uma região da Nova Zelândia - Taranaki - e prosperidade;
Unaunahi: símbolo de abundância e saúde;
Ahu ahu mataroa: representa conquistas, talentos e novos desafios;
Taratarekae: simboliza os dentes das baleias uma vez que a Nova Zelândia recebe cerca de metade das espécies existentes em todo o mundo.
Tatuagens Old School
As tatuagens Old School são um estilo ocidental que teve origem nos desenhos de um marinheiro americano. Este estilo é marcado por desenhos alusivos a marinheiros, com linhas pretas firmes e grossos e cores como o vermelho, amarelo, verde e azul. Os desenhos são simples, pequenos e não investem no detalhe. As imagens mais utilizadas são caveiras, barbeiros, navios, bailarinas de ula ula, pássaros, canhões, borboletas, andorinhas, porcos, galos, âncoras, uma vez que os primeiros a utilizarem estas tatuagens eram barbeiros, marinheiros e músicos. Atualmente são utilizadas de forma alternativa por aqueles que se regem pelo gosto de regressar às origens e fugir ao comum e ao que está na moda, tatuando os desenhos conforme eram na altura em que surgiu este estilo.
Tatuagens New School
As tatuagens New School são uma modernização das Old School. Nos anos vinte as Old School foram ganhando mais forma nos seus desenhos, com mais variedade de tons e detalhe. Este estilo é uma inovação do Old School, misturando técnicas e estilos, dando mais brilho aos desenhos Old School. As New School optam por tatuagens de maiores dimensões, dando um ar urbano, psicadélico e hippie aos desenhos Old School.
Pontilhismo
O pontilhismo, também conhecido como Dotwork, teve origem no João. As tatuagens são realizadas com pontas de agulha, em movimentos muito rápidos, o que cria uma imagem na pele que parece ter movimento. O realismo e precisão é de tal forma que parece ter sido feita com um lápis. Os desenhos são, na maior parte das vezes, feitos em cor preta, dando a ideia de profundidade. Pode ser tatuada em qualquer parte do corpo e os trabalhos podem demorar tempo até serem concluídos. Requer muito profissionalismo e experiência por parte do tatuador.
Os estilos que te apresentamos são os principais. Contudo, como referimos anteriormentes, existem outros que, por conjugarem vários estilos, não se enquadram em nenhum grupo em específico.