Muitas pessoas nos perguntam porque é que a tatuagem fica branca logo após o tratamento. Ora bem, esse efeito imediato é apenas temporário e designa-se por efeito "frosting". Em seguida, explicamos em que consiste.
O termo “frosting” traduzido para português significa geada. Os lasers Q-Switched utilizados na remoção de tatuagens recorrem a feixes de energia que emitem calor diretamente no pigmento de tinta, fragmentando-o em micropartículas. À medida que o pigmento é fragmentado, desencadeia-se uma libertação de gás que emerge à superfície da pele, parecendo o efeito da geada nas folhas das árvores. Este gás é libertado da pele na forma de dióxido de carbono e faz com que a tatuagem fique temporáriamente branca.
O efeito "frosting" não é prejudicial, mas sim um indicador para os especialistas na remoção de tatuagens sobre a eficácia do laser estar a atingir o pigmento pretendido com a energia e velocidade corretas e, ainda, a área onde já incidiu, não havendo a necessidade de passar novamente nesse local.
O aspeto da geada branca resulta da cicatrização rápida da área onde o pigmento é fragmentado pelo laser e, por isso, é natural e não deve ser visto como um efeito negativo do tratamento.
O "efeito frosting" é temporário e, por isso, desaparece poucos minutos após a sessão, sendo mais visível nas primeiras sessões de remoção de tatuagem enquanto há uma maior quantidade de pigmento presente. À medida que o pigmento vai desaparecendo, menor é a quantidade de gás libertado e, por isso, o efeito frosting é menos notório.
Além disso, não é obrigatório que surja sempre este efeito. Diferentes cores reagem de diferentes formas ao laser. Por isso, não fique preocupado caso não surja "efeito frosting" durante o seu tratamento.
Na imagem à direita podemos identificar o efeito frosting. Onde o branco é evidenciado indica que já houve passagem do laser na tatuagem. Este efeito branco é bastante evidente no caso da tatuagem em questão visto que é um primeiro tratamento, em que há uma elevada densidade de tinta, havendo por, conseguinte, uma elevada libertação de gás à superfície da tinta.
Conforme já foi explicado este efeito é temporário e não traduz qualquer desaparecimento de tinta.
Após alguns minutos a coloração da tatuagem volta ao normal, sendo que a tinta fragmentada será eliminada gradualmente pelo sistema imunitário do paciente nos dias e semanas seguintes ao tratamento.