O que significa efeito frosting quando estamos a remover uma tatuagem? 

Muitas pessoas nos perguntam porque é que a tatuagem fica branca logo após o tratamento. Ora bem, esse efeito imediato é apenas temporário e designa-se por efeito "frosting". Em seguida, explicamos em que consiste. 

O termo “frosting” traduzido para português significa geada. Os lasers Q-Switched utilizados na remoção de tatuagens recorrem a feixes de energia que emitem calor diretamente no pigmento de tinta, fragmentando-o em micropartículas. À medida que o pigmento é fragmentado, desencadeia-se uma libertação de gás que emerge à superfície da pele, parecendo o efeito da geada nas folhas das árvores. Este gás é libertado da pele na forma de dióxido de carbono e faz com que a tatuagem fique temporáriamente branca.

 

O efeito "frosting" é prejudicial na remoção de uma tatuagem?

O efeito "frosting" não é prejudicial, mas sim um indicador para os especialistas na remoção de tatuagens sobre a eficácia do laser estar a atingir o pigmento pretendido com a energia e velocidade corretas e, ainda, a área onde já incidiu, não havendo a necessidade de passar novamente nesse local. 

O aspeto da geada branca resulta da cicatrização rápida da área onde o pigmento é fragmentado pelo laser e, por isso, é natural e não deve ser visto como um efeito negativo do tratamento. 

 

A tatuagem fica branca durante quanto tempo?

O "efeito frosting" é temporário e, por isso, desaparece poucos minutos após a sessão, sendo mais visível nas primeiras sessões de remoção de tatuagem enquanto há uma maior quantidade de pigmento presente. À medida que o pigmento vai desaparecendo, menor é a quantidade de gás libertado e, por isso, o efeito frosting é menos notório.

Além disso, não é obrigatório que surja sempre este efeito. Diferentes cores reagem de diferentes formas ao laser. Por isso, não fique preocupado caso não surja "efeito frosting" durante o seu tratamento.

 

Exemplo real de um caso de frosting


Na imagem à direita podemos identificar o efeito frosting. Onde o branco é evidenciado indica que já houve passagem do laser na tatuagem. Este efeito branco é bastante evidente no caso da tatuagem em questão visto que é um primeiro tratamento, em que há uma elevada densidade de tinta, havendo por, conseguinte, uma elevada libertação de gás à superfície da tinta.

Conforme já foi explicado este efeito é temporário e não traduz qualquer desaparecimento de tinta. 

Após alguns minutos a coloração da tatuagem volta ao normal, sendo que a tinta fragmentada será eliminada gradualmente pelo sistema imunitário do paciente nos dias e semanas seguintes ao tratamento. 

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes