Como remover uma tatuagem?

Pode não saber ainda como remover uma tatuagem, mas há três coisas que sabe.

  • Primeiro, sabe que suportou o desconforto da sessão;
  • Depois, sabe que se arrependeu de ter feito uma tatuagem;
  • Por fim, sabe que encontrou a coragem que faltava para apagar esse desenho.

Mas é natural que não saiba como remover uma tatuagem! Até porque existem vários métodos: das receitas caseiras à base de sal até aos cremes para clarear, passando pela dermoabrasão, a cirurgia, a criocirurgia ou o peeling químico.

Mas, como sabe, o melhor deixa-se para o fim: a tecnologia laser.

Neste artigo, é sobre isso mesmo que vamos falar.

Vamos abordar as técnicas mais conhecidas para remover uma tatuagem, da cirurgia à tecnologia laser. Contudo, alertamos desde já que algumas destas técnicas não são bem técnicas para remover uma tatuagem, mas antes partilha de informação muito, muito errada.

Antes de avançarmos, convém também sublinhar que pode e deve agendar uma consulta de avaliação numa clínica de remoção de tatuagens como a Tattoo Clinic, de modo a conhecer a melhor forma para remover uma tatuagem da qual se arrependeu.

Nessa consulta, é feita a avaliação do desenho (a nível de tamanho, cor e idade), mas também a avaliação do seu tipo de pele, entre outras características importantes que nos permitem chegar ao melhor método: o mais eficaz e seguro para a sua pele.

Deste lado (ainda) não conhecemos a sua tatuagem nem o seu fototipo, mas mesmo assim vamos apontar os prós e os contras das principais formas de remover uma tatuagem.

No final, deixamos-lhe aquela que é considerada a única técnica eficaz - a tecnologia laser.

 

1. Como remover uma tatuagem | Método cirúrgico

A cirurgia é uma técnica invasiva que retira a parte da pele tatuada, apenas recomendada para remover uma tatuagem pequena.

Resultado? A tatuagem sai, sem dúvida, mas depois é preciso unir, através de alguns pontos, a pele em redor, deixando uma cicatriz.

Daí que não possa recorrer à cirurgia para remover uma tatuagem, se a mesma for desenhada numa zona do corpo onde não “sobra” pele, independentemente do seu tamanho.

Em suma, este método para eliminar tatuagens não é recomendado pelos especialistas, a menos que se trate de uma pessoa com reação alérgica ao pigmento da tatuagem e que necessite de a remover imediatamente para evitar possíveis complicações.

 

2. Como remover uma tatuagem | Dermoabrasão

Dermoabrasão é um procedimento realizado por profissionais com competência para removerem as camadas da pele, de modo a chegarem até à tinta.

Para isso, utilizam um aparelho com um motor de alta rotação e um disco abrasivo com uma lixa fininha que remove as camadas superficiais da pele.

As tatuagens ficam mais claras, mas a que custo e com que dores?! Como deve imaginar saem peles e saem tatuagens.

Por isso, esta forma de remover uma tatuagem não é mesmo das mais aconselhadas, até porque não só pode resultar em cicatrizes, como as peles mais escuras correm o risco de ficarem com manchas depois do processo.

 

3. Como remover uma tatuagem | Criocirurgia

A criocirurgia é um método que congela as tatuagens por meio de nitrogénio líquido.

A remoção pode ser feita de duas formas: através de sprays que produzem um jato de nitrogénio líquido aplicado diretamente na zona das tatuagens ou através do congelamento de ponteiras que são encostadas na pele tatuada.

Em ambos os casos, o resultado não é dos melhores porque produz queimaduras e deixam cicatrizes.

 

4. Como remover uma tatuagem | Peelings químicos

Remover uma tatuagem com peelings químicos (fenol ou ácido tricloroacético) envolve processos à base de derrame de ácidos sobre a pele tatuada, de forma a potenciar o aparecimento de bolhas que, ao estoirarem, descamam e acabam por levar o desenho consigo. 

Além de muito dolorosos, estes tratamentos são desaconselhados por profissionais de saúde porque podem causar inchaço, infeções e, claro, deixar cicatrizes.

 

5. Como remover uma tatuagem | Método caseiro

Remover uma tatuagem com qualquer método ou receita caseira é sempre arriscado e sempre desaconselhado, para além de ineficiente.

Portanto, nem vale a pena falarmos no assunto e o melhor é mesmo passarmos já ao próximo método para remover uma tatuagem. A menos que... quer mesmo arriscar e conhecer os principais métodos caseiros para a eliminação de tatuagens?

Prepare-se: tudo é possível. Está por sua conta e risco!

 

Creme para remover uma tatuagem

Existem cremes para remover uma tatuagem? Existem, pois!

Podem ser encontrados com relativa facilidade em lojas online, sem prescrição médica, e utilizados em casa de forma contínua, para clarear tatuagens.

Como funcionam? Estes cremes para remover tatuagens contêm produtos químicos eficazes na remoção de pequenas manchas ou rugas, mas absolutamente ineficientes na eliminação completa de tatuagens. 

Demore o tempo que demorar, os cremes não são aconselhados porque não eliminam completamente o desenho e ainda podem promover queimaduras na pele e consequentemente, cicatrizes.

Portanto, o máximo que pode acontecer é ficar com a tatuagem mais clara, já que estes cremes para apagar tatuagens só penetram superficialmente na pele. Por isso, não conseguem chegar às camadas mais profundas onde estão depositados os pigmentos do desenho.

 

Sal para tirar tatuagens

Leu bem. Um dos tratamentos caseiros mais difundidos para apagar tatuagens é o sal.

Tão simples como isso! É só esfregar sal na zona da pele. Só que apesar de fácil, é um tratamento inútil que pode causar ferida.

Na verdade, esta ideia peregrina de esfregar sal nas tatuagens vem da advertência comum dos tatuadores quando concluem o desenho: “não mergulhe em água salgada durante uns dias!”.

Mas se o fizer, o mais que pode acontecer é desbotar ou ver a tinta dispersar um pouco. Isso e nada mais do que isso.

 

Ácido tricloroacético para remover uma tatuagem

A utilização do ácido tricloroacético em creme, gel ou espuma, é outra técnica para possível para remover uma tatuagem. Como funciona?

Aplica o ácido sobre o desenho, deixa atuar uns minutos e depois consegue remover as camadas superiores da pele e consequentemente parte da tatuagem.

Por outras palavras, o ácido tricloroacético causa uma inflamação na superfície da pele que leva à descamação, processo durante o qual a tinta fica mais clara. Apenas isso!

Em teoria, quando a sua pele é removida e substituída por uma nova, a tatuagem é removida.

Mas, na prática, o que acontece é que o ácido só penetra superficialmente e por isso clareia, mas não elimina, além de poder causar efeitos colaterais como queimaduras, irritação na pele e cicatrizes.

 

Como remover uma tatuagem | Laser

Já está a entrar em desespero porque todos os métodos referidos até aqui, ou são perigosos ou ineficazes… ou ambas as coisas?

Sossegue porque temos uma boa notícia!

A remover uma tatuagem a laser é o único método seguro e eficiente para remover uma tatuagem indesejada. E vamos explicar porquê!

Sessão a sessão, o laser destrói completamente as camadas de tinta já que gera um feixe de luz que penetra na pele e fragmenta a tinta em partículas menores, que depois são libertadas pelas vias fisiológicas naturais.

Na remoção de uma tatuagem a laser, o feixe de luz é aplicado na zona do desenho de forma a atingir apenas o pigmento para não dar origem a marcas ou cicatrizes. 

O laser é um método seletivo e absolutamente seguro, podendo ser utilizado em todas as cores, em todas as zonas do corpo e em todos os fotótipos de pele.

A tecnologia laser é amplamente recomendada pelos profissionais de saúde.

 

Onde remover uma tatuagem?

Para remover uma tatuagem de forma eficaz, só num centro especializado em remoção de tatuagens, como a Tattoo Clinic!

  • Temos tecnologia laser médica certificada e aprovada pela FDA.
  • Temos mais de 20 anos de experiência.
  • Temos 3 espaços em Lisboa, Porto e Faro, dedicados exclusivamente à remoção
  • de tatuagens a laser.
  • Temos uma equipa composta por técnicos especializados na remoção de
  • tatuagens a laser.
  • Apresentamos uma equipa multidisciplinar na área da saúde

Interessado em remover uma tatuagem com tecnologia laser?

Agende já uma consulta de avaliação gratuita na Tattoo Clinic. Receba um orçamento e fique a conhecer como funciona todo o processo para se livrar desse desenho de uma vez por todas, sem correr riscos.

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes