As tatuagens podem ou não influenciar a carreira profissional? Sim e não!

As tatuagens representam um fenómeno em crescente estudo por parte de várias disciplinas, nomeadamente o direito, a medicina, a antropologia, a sociologia, entre outras que estudam o ser humano, o seu comportamento como indivíduo e a sua vivência como ser em constante interação com a sociedade.

As tatuagens pelo mundo 

Estudos revelam que mais de cem milhões de pessoas nos Estados Unidos e na Europa possuem tatuagens. Cerca de 5 a 10% da população da União Europeia possui uma ou mais tatuagens e o sexo masculino, em estimativa, é o que mais apresenta tatuagens. 

O significado das tatuagens 

Cada sociedade apresenta a sua própria cultura e, como é sabido, uma das formas mais vulgares para manifestações culturais é o corpo. Através das tatuagens, é possível transmitir ideias, gostos, afirmações entre grupos, entre outros, sendo por isso uma forma de rebeldia, vaidade, paixão ou mesmo o vício. 

As tatuagens e a primeira impressão sobre si no trabalho 

A primeira impressão sobre cada um pode ser determinante para ter sucesso no contexto de trabalho. O seu comportamento, a forma como se veste, como penteia o cabelo, o tom de voz, tudo isto é avaliado quando vai a uma entrevista de trabalho. A escolha dos acessórios, da roupa que utiliza, bem como as suas tatuagens, refletem a personalidade e o estilo de cada um e, por isso, afetam a primeira impressão que transmite no contexto profissional. 

Mas, afinal, quais são os trabalhos que não permitem o uso de tatuagens?

A exclusão de funcionários ou candidatos para um emprego pelo motivo de apresentarem tatuagens é ilegal, representando situações de discriminação, puníveis por lei. Existem, no entanto, exceções, no que respeita a questões de segurança e higiene, ou por questões de identidade das empresas. 

Sabe-se, desde logo, que existem cargos profissionais para os quais um dos requisitos aponta para o tema das tatuagens, nomeadamente para a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Municipal, Polícia Marítima, Exército Português, Hospedeiro de Bordo. 

No que diz respeito a hospedeiro de bordo, por norma os candidatos não podem apresentar tatuagens visíveis quando vestem o uniforme. Porém, se pretendes candidatar-te, deves informar-te junto da companhia aérea na qual pretendes ingressar, pois podem existir variações. 

Relativamente ao concurso para GNR, PSP, polícia municipal ou polícia marítima, os requisitos referem que as tatuagens não são permitidas em regiões corporais expostas e/ou visíveis com o uso dos vários uniformes. 

Já o Exército Português permite tatuagens desde que não visíveis com o uso dos vários uniformes,  mas vai um pouco mais longe e especifica certas proibições, nomeadamente tatuagens na região da cabeça, face, orelhas, pescoço, acima da linha da camisa, e nas mãos, abaixo da parte superior do carpo. Para além de especificar as regiões corporais, clarifica ainda a proibição de tatuagens que não respeitem a decência militar, tatuagens partidárias, extremistas, sexistas ou racistas. 

 

É fundamental que antes de realizares a tua primeira tatuagem tenhas em atenção se ela te pode vir, ou não, a prejudicar na vida profissional. No entanto, se tens um sonho profissional, não deixes de o seguir por causa de uma tatuagem. Tens a opção de remover a tatuagem que não podes ter. 

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes