O consumo de tabaco e de álcool constituem as principais causas evitáveis de doença. Mas será que tem algum efeito negativo no processo de remoção de tatuagem?

Os Malefícios do Tabaco

Apesar de todos terem conhecimento que o tabaco é prejudicial para a saúde, este continua a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em Portugal um em cada cinco adultos (pessoas acima dos 15 anos) fuma, o que representa cerca de 20% da população portuguesa.

O tabaco surgiu inicialmente como forma de atenuar algumas dores (analgésico) e tronou-se, rapidamnete um vício elitista, representativo de pessoas de influencia e de grande inteligiencia. 

A partir do século XX, começaram a realizar-se estudos sobre os verdadeiros efeitos do tabaco, e quão prejudicial este é para a saúde de quem o consome. Para além de causar grande dependencia, o tabaco traz outros malefícios para a saúde, nomeadamente, cancros (como é o exemplo do cancro do pulmão, da boca e do esófago), problemas associados à saúde dentária (como a deterioração dentária e mau hálito) e ainda problemas cardiovasculres e imunitários.

Apesar disto, actualmente existem diversas formas para deixar de fumar, nomeadamente pastilhas de nicotina, medicinas alternativas, grupos de apoio, entre outros.

Malefícios do Álcool

Assim como o tabaco, o álcool é prejudicial à saúde.

Segundo a OMS, a Europa é a região com maior consumo de álcool por habitante no mundo, verificando-se principalmente nos países do Leste e em Portugal, onde estes já consomem mais álcool por habitante (cerca de 12,3 litros por ano), que os habitantes da Rússia (cerca de 11,7 litros por ano).

O consumo excessivo de álcool pode trazer diversos malefícios para o organismo, nomeadamente,  doenças associadas a deficiencias gastrointestinais (gastrites, esofagite e úlceras no trato gastrointestinal alto); processos inflamatórios no pâncreas; hepatite e cirrose hepática; cancro na boca, laringe, garganta, esófago, fígado ou vesícula; perdas de memória e dificuldade de concentração; problemas cardíacos; distúrbios de humor e em alguns casos, morte.

Por outro lado, se o consumo excessivo deste é prejudicial ao organismo, por vezes, de forma irreversível, por outro lado, quando é ingerido em pequenas quantidades, pode trazer benefícios para o organismo.

Existem estudo que defendem que o consumo diário de álcool até 20g/dia, pode trazer benefícios ao sistema cardiovascular. Isto é o exemplo de um copo de vinho tinto por dia (cerca de 120ml), não prejudica o organismo de uma pessoa saúdavel.

O Consumo de Tabaco e de Álcool associados ao processo de Remoção de Tatuagem

Visto que o consumo de tabaco e de álcool trazem tantos problemas ao orgnaismo, claro que estes factores vão influenciar no processo de remoção de tatuagem de forma negativa.

A remoção de tatuagens é realizada através de laser. Este, vai atuar sobre o pigmento, desfragmentando-o em martículas mais pequenas. Por sua vez, estas partículas, serão absorvidas pelo organismo do paciente, através do sistema linfático, e por fim, eliminado pelas vias naturais (urina e transpiração).

Desta forma, as sessões devem ser realizadas de 6 a 8 semanas, para que o organismo possa "trabalhar" e eliminar o pigmento. Este tempo entre as sessões, trona-se num elemento-chave para a remoção de tatuagem.

Se o paciente tiver hábitos de vida pouco saúdaveis, como é o caso do consumo excessivo de álcool, o organismo fica mais lento, podendo existir a possibilidade de  prejudicar a capacidade do fígado e dos rins em eliminar as partículas de tinta criadas com o tratamento a laser, evitando, assim, que a tatuagem tenha bons resultados de clareamneto de uma sessão para a outra.

O tabaco também pode prejudicar o tratamento, uma vez que o organismo vai estar "focado" em eliminar as toxinas provaocadas por este, vai lentificar a circulação sanguinea. Desta forma, o organismo vai ter maior dificuldade em eliminar as partículas de tinta, e provocar assim, uma eliminação mais lenta da tatuagem. 

Tendo isto em contam, a Tattoo Clinic aconselha a todos que queriam iniciar o priocesso de remoçaõ de tatuagem e aos pacientes que já se encontram em porcesso de remoção, que bebam muita água, pratiquem exercício físico e a fazerem sempre as escolhas mais saudáveis, não só para ter uma processo de remoção mais rápido e eficaz, mas também para evitar outros problemas de saúde associados a hábitos de vida não saúdaveis.

 

Adicionar aqui o que os pacientes podem fazer para acelerar o processo de remocao de tatuagem

Agora que o cliente está comprometido em remover a sua tatuagem, seja por motivos profissionais ou pessoais existem maneiras de acelerar o processo de remoção de uma forma fácil, segura e saudável.

Ao fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia, pode ajudar o seu sistema imunitário a ficar mais forte e por conseguinte, a acelerar o processo de remoção de tatuagem.

 

Evitar o sol

Durante os tratamentos é importante que a tatuagem esteja protegida do sol (protetor solar, com pensos ou com roupa). A exposição de longa duração ao sol pode impedir que a pele não fique integra e que o processo de cicatrização seja mais lento. Pode estar exposto ao sol mas de uma forma controlada e protegida.

 

Deixar de fumar

É compreensível que o processo de deixar de fumar pode ser demorado e complicado. Contudo, quem fuma regularmente faz com que haja uma diminuição da eficácia do tratamento de remoção de tatuagem. O sistema imunitário fica dividido, concentrando-se primeiramente em eliminar os poluentes dos químicos do cigarro e apenas depois na remoção da tinta. Ao reduzir o consumo de tabaco acabará por conseguir melhores resultados, muitos dos clientes podem até ver este tratamento como uma motivação para deixar de fumar!

 

Acabar com o sedentarismo

O aumento do fluxo sanguíneo através do exercício físico ajuda a quebrar as partículas de tinta e a removê-la do seu organismo mais rapidamente.

 

Manter uma boa hidratação

Ingerir muita água e ao manter-se hidratado ajuda o seu corpo a processar a tinta mais rapidamente. A ingestão de álcool em excesso pode levar à desidratação o que acaba por ser negativo para a recuperação do tratamento de remoção de tatuagem.

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes