Qual o papel do consumo de tabaco e alcool no processo remoção a laser?

Os Malefícios do Tabaco

Não é novidade que o tabaco é prejudicial para a saúde, mas ainda assim este continua a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um em cada cinco adultos (pessoas acima dos 15 anos) tem o hábito de fumar, o que representa cerca de 20% da população portuguesa.

Quando surgiu, o tabaco era usado como forma de atenuar dores (analgésico). Nos tempos modernos, tornou-se rapidamente um vicío elitista. No século XX, começaram a realizar-se estudos sobre os efeitos do tabaco e verificou-se que para além deste causar grande dependência, ainda potencia uma série de doenças, tais como cancros (como é o exemplo do cancro do pulmão, da boca e do esófago), problemas dentários (como a deterioração dentária e mau hálito) e ainda problemas cardiovasculares e imunitários.

 

Malefícios do Álcool

Assim como o tabaco, o álcool também é prejudicial à saúde.

Segundo a OMS, a Europa é a região com maior consumo de álcool por habitante no mundo, verificando-se principalmente nos países do Leste e em Portugal, onde estes já consomem mais álcool por habitante (cerca de 12,3 litros por ano), que os habitantes da Rússia (cerca de 11,7 litros por ano).

O consumo excessivo de álcool pode trazer diversos malefícios para o organismo, nomeadamente,  doenças associadas a deficiencias gastrointestinais (gastrites, esofagite e úlceras no trato gastrointestinal alto); processos inflamatórios no pâncreas; hepatite e cirrose hepática; cancro na boca, laringe, garganta, esófago, fígado ou vesícula; perdas de memória e dificuldade de concentração; problemas cardíacos; distúrbios de humor e em alguns casos, morte.

Por outro lado, se o consumo excessivo deste é prejudicial ao organismo, por vezes, de forma irreversível, por outro lado, quando é ingerido em pequenas quantidades, pode trazer benefícios para o organismo.

Existem estudo que defendem que o consumo diário de álcool até 20g/dia, pode trazer benefícios ao sistema cardiovascular. Isto é o exemplo de um copo de vinho tinto por dia (cerca de 120ml), não prejudica o organismo de uma pessoa saúdavel.

 

Porque é que o tabaco e o alcool podem atrasar o processo de eliminação da minha tatuagem?

Visto que o consumo de tabaco e de álcool trazem tantos problemas ao organismo, claro que estes factores vão influenciar no processo de remoção de tatuagem de forma negativa.

A remoção de tatuagens é realizada através de laser. Este, vai atuar sobre o pigmento, transformando o mesmo em partículas mais pequenas. Estas partículas de menor dimensão serão absorvidas pelo organismo do paciente através do sistema linfático, e por fim, eliminado pelas vias naturais (urina e transpiração).

É para dar tempo ao nosso sistema imunitário que há necessidade de se espaçar as sessões de tratamento. É indispensável dar tempo entre sessões para que o organismo possa "trabalhar" e eliminar o pigmento. 

Se o paciente tiver hábitos de vida pouco saúdaveis, como é o caso do consumo excessivo de álcool, o organismo fica mais lento, podendo existir a possibilidade de  prejudicar a capacidade do fígado e dos rins em eliminar as partículas de tinta criadas com o tratamento a laser, evitando, assim, que a tatuagem tenha bons resultados de clareamneto de uma sessão para a outra.

O tabaco também pode prejudicar o tratamento, uma vez que o organismo vai estar "focado" em eliminar as toxinas provocadas por este, vai lentificar a circulação sanguinea. Desta forma, o organismo vai ter maior dificuldade em eliminar as partículas de tinta, e provocar assim, uma eliminação mais lenta da tatuagem. 

Tendo isto em conta, a Tattoo Clinic aconselha a todos que queriam iniciar o priocesso de remoção de tatuagem e aos pacientes que já se encontram em porcesso de remoção, que bebam muita água, pratiquem exercício físico e a fazerem sempre as escolhas mais saudáveis, não só para ter uma processo de remoção mais rápido e eficaz, mas também para evitar outros problemas de saúde associados a hábitos de vida não saúdaveis.

Ao fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia, pode ajudar o seu sistema imunitário a ficar mais forte e por conseguinte, a acelerar o processo de remoção de tatuagem. Por sua vez, para quem mantenha o tabaco e o consumo de alcool é importante perceber que previsivelmente o clareamento da tatuagem poderá ser mais lento.

 

O que posso fazer para ajudar na remoção da minha tatuagem?

Agora que o cliente está comprometido em remover a sua tatuagem, seja por motivos profissionais ou pessoais existem maneiras de acelerar o processo de remoção de uma forma fácil, segura e saudável. 

Ao fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia, pode ajudar o seu sistema imunitário a ficar mais forte e por conseguinte, a acelerar o processo de remoção de tatuagem.

 

Evitar o sol

Durante os tratamentos é importante que a tatuagem esteja protegida do sol (protetor solar, com pensos ou com roupa). A exposição de longa duração ao sol pode impedir que a pele não fique integra e que o processo de cicatrização seja mais lento. Pode estar exposto ao sol mas de uma forma controlada e protegida.

 

Acabar com o sedentarismo

O aumento do fluxo sanguíneo através do exercício físico ajuda a quebrar as partículas de tinta e a removê-la do seu organismo mais rapidamente.

 

Manter uma boa hidratação

Ingerir muita água e ao manter-se hidratado ajuda o seu corpo a processar a tinta mais rapidamente. A ingestão de álcool em excesso pode levar à desidratação o que acaba por ser negativo para a recuperação do tratamento de remoção de tatuagem.

ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes