E antes da remoção a laser como se eliminavam tatuagens?


Antes do aparecimento do laser, existiram várias técnicas de eliminação de tatuagens, as quais tinham em comum o fato de serem processos dolorosos e que quase sempre induziam ao aparecimento de cicatrizes.
 
Em seguida damos-te a conhecer algumas das principais técnicas utillizadas no passado.
 

Destruição Mecânica do Tecido


• Salabrasão: é o método mais antigo de remoção de tatuagens e tinha como objetivo a destruição física do tecido. Neste procedimento eram utilizados granulos de grandes dimensões de sal e uma compressa de gaze humedecida. Consistia em raspar várias vezes a mistura sobre a zona da tatuagem. Frequentemente o pigmento da tatuagem persistia e era requeridos vários tratamentos.
• Dermoabrasão: outro método mêcanico antigo de remoção de tatuagens. Neste caso era utilizado um aparelho (dermoabrasor) com uma roda em paliçada (broca metálica). A pele com a tatuagem era "lixada", sendo o processo hemorrágico e com grandes possibilidades de resultar em cicatrizes.
• Excisão cirurgica: é um dos métodos ainda utilizados quando não existe recurso a equipamentos laser. Trata-se no entanto de um processo que normalmente resulta na remoção incompleta da tatuagem, distorção do tecido, dando também origem a cicatrizes.


Destruição Térmica dos Tecidos

 
Existem relatos também de casos em que utiizaram aparelhos que produzem a destruição térmica dos tecidos. A cauterização térmica usando ferro de soldar incandescente ou faísca para eletrodessecação eram muitas vezes a opção de pessoas desesperadas e ignorantes.
 


Destruição Química dos Tecidos

 
Em 1988, Gaston Variot descreveu o uso de substâncias químicas cáusticas (ácido tânico e nitrato de prata), após agressão da superfície da pele com punções e incisões. Essa técnica ficou conhecida por "método francês". O método apesar de resultar em cocatrizes foi considerado um sucesso para a medicina da época.
ARQUIVO

voltar

Tens Dúvidas?

Esclarecemos todas as suas questões

Perguntas Frequentes

Ofertas e Descontos

Subscreva a Newsletter Tattoo Clinic